Esato

Forum > Network operators > Caribbean, Latin and South America > Roaming de dados em 3G já mobiliza operadoras na América Latina

Author Roaming de dados em 3G já mobiliza operadoras na América Latina
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2008-02-14 17:17
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Negociar um preço de interconexão capaz de atrair o consumidor a manter o acesso ao serviço de dados é um dos maiores desafios das teles móveis com relação ao início do servico 3G na região. "Se as teles repetirem o erro do roaming de voz, onde os preços ainda são excessivamente alto, elas poderão perder uma grande oportunidade de ampliarem a própria rentabilidade", alerta o presidente da 3G Americas, Erasmo Rojas.

A questão do roaming de dados preocupa mundialmente. No World Mobile Congress, que termina nesta quinta-feira, 14/02, em Barcelona, na Espanha, a intervenção da Comissão Européia - que quer baixar o preço do serviço por meio de uma ação regulatória - desagrada as operadoras e a indústria móvel. O problema é que o setor não consegue chegar a um consenso e o preço do serviço é considerado "extremamente alto para o usuário".

Na América Latina, a situação não é diferente. O roaming de voz internacional é extremamene caro e o consumidor já descobriu os serviços de SMS e de e-mail como "alternativas" para burlar o alto custo do produto.

"O usuário encontra sempre a sua maneira de reduzir os seus custos. As operadoras precisam chegar a um consenso rápido para evitar problemas nessa área. O ideal é que as operadoras brasileiras sentem à mesa e negociem o quanto antes", sinaliza o presidente da 3G Americas.

Nos países onde a 3G já está ativa comercialmente e há competição entre as operadoras como é o caso da Argentina, a receita das teles com serviços de dados já supera a casa dos dois digitos, ficando entre 20% e 25%. No Brasil, esse índice ainda é de 8%. Na América Latina, a média de rentabilidade com serviços de dados está em 13%.

fonte: http://www.convergenciadigita[....]/start.htm?infoid=12323&sid=17



[ This Message was edited by: Claro on 2008-02-14 16:20 ]
karlosperu
Samsung Galaxy Note II
Joined: Nov 01, 2003
Posts: > 500
From: Los Olivos - Lima - Peru
PM
Posted: 2008-02-14 21:06
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Eu não entendo muito bem, mas isto refere-se ao tipo de serviço roming mas 3g entre as subsidiárias da American Mobile??? [addsig]
Access the forum with a mobile phone via esato.mobi