Esato

Forum > Regional > Americas > Forum Brasileiro

Previous  123 ... 121314 ... 232425  Next
Author Forum Brasileiro
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-05 17:29
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Teste de Velocidade do Claro 3G - Plano 500 Kbps em Notebook e Desktop:

Ontem por voltas das 21:00 a velocidade subiu novamente, quando fiz o Download a taxa de transferência começou com 110 e depois caiu 92 e depois ficou pelos 82. Com o Velox 300 so chegava a 32 essa taxa. e mostrava uma Velocidade de conexão de 404,9 Kbps quando fiz novamente um teste nessa hora.

[addsig]
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-05 17:34
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Claro e TIM levam a melhor em Comunicações

Terça-feira, 04 de dezembro de 2007 - 21h54
SÃO PAULO – Nas categorias do segmento Comunicações, Claro e TIM foram eleitas as preferidas entre os leitores da INFO.

A Claro levou o Prêmio INFO de melhor Operadora de celular. A empresa - que fechou o mês de outubro com 24,89% de participação de mercado - foi escolhida por 38% dos leitores. A Vivo ficou logo atrás, com 34% dos votos, e a Oi somou 27%.

Já entre os Serviços de operadoras, o Prêmio INFO ficou com o TIM Music Store, da operadora TIM. A venda de músicas online tem crescido muito nos últimos meses. Nos Estados Unidos, o mercado teve um aumento de 49% neste ano se comparado a 2006.

No serviço móvel da operadora TIM, campeão nessa categoria com 51% dos votos, é possível encontrar faixas que vão de Lulu Santos a U2. O Claro Videomaker foi o segundo colocado, com 29% dos votos, enquanto o Push to Alarm, da Nextel, ficou com 20%.

fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122007/04122007-26.shl [addsig]
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-07 16:42
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Pesquisa mostra Vivo atrás de TIM e Claro em grandes centros

SÃO PAULO (Reuters) - Levantamento da corretora Morgan Stanley feito com 1.500 usuários de celulares do país afirma que a operadora celular Vivo está atrás das rivais TIM e Claro em participação de mercado em oito das principais regiões metropolitanas do país. A Vivo aparece na pesquisa do Morgan Stanley com participação de mercado de 23 por cento nas áreas pesquisadas, ante empate da TIM e da Claro, ambas com fatia de 25 por cento. Atrás das três operadoras aparece a Oi, com 20 por cento dos usuários.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo --controlada por Portugal Telecom e Telefónica-- ocupa a primeira posição no ranking do setor de telefonia móvel brasileiro em número de assinantes, seguido por TIM e Claro, respectivamente.

De acordo com o Morgan Stanley, apesar de estar atrás das rivais nas áreas pesquisadas, a Vivo empata com a TIM em termos de participação entre clientes pós-pagos, com 26 por cento do total cada.

Representantes da Vivo não puderam comentar imediatamente o assunto. Apesar disso, a companhia tem sustentado em encontros recentes com analistas e jornalistas seu interesse em impedir a perda de clientes mais rentáveis para outras operadoras.

O balanço mais recente da Vivo indica que a empresa tinha 31,32 milhões de clientes no final do terceiro trimestre em todo o Brasil.

"Temos visão positiva sobre TIM e Vivo por causa do bom crescimento consistente de receitas, apesar de que entre as duas nós ainda preferimos a TIM, pois seus ganhos de participação de mercado têm sido mais consistentes", escreveram os analistas Vera Rossi e Davis Bell, do Morgan, em relatório de 17 páginas sobre a pesquisa.

A pesquisa do Morgan também afirma que a TIM Brasil, controlada pela italiana TIM, foi a empresa mais eficiente em termos de captura de clientes de rivais nos últimos 12 meses, com participação de 33,8 por cento, e a Claro é a que mais atrai clientes que nunca usaram celulares antes, com fatia de 35,3 por cento.

Os dados mostram que a TIM capturou 50 por cento dos clientes que se desligaram da Vivo nos últimos 12 meses, enquanto a Claro ficou com 19 por cento deles. O principal motivo apontado na pesquisa para um cliente trocar de operadora é a oferta de melhores planos de serviço.

O relatório afirma ainda que a Claro, que pertence à mexicana América Móvil, é a operadora que apresenta a performance mais consistente e que, por isso, é a "melhor maneira para o investidor interessado no setor celular no Brasil".

O levantamento do Morgan Stanley não inclui a Telemig Celular, que está sendo comprada pela Vivo, e a operadora móvel da Brasil Telecom, porque os resultados delas não foram estatisticamente significativos, segundo os analistas. O documento não informa quais foram as regiões metropolitanas pesquisadas.

Fonte: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRN0759951320071207
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-08 10:17
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
América Móvil se diz atenta a novas aquisições

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A maior operadora de telefonia móvel da América Latina, a mexicana América Móvil, está alerta para novas aquisições, mas não tem pressa e aguarda encontrar ativos interessantes para se expandir, disse na terça-feira o diretor de Finanças da empresa, Carlos García-Moreno.

Em teleconferência, o executivo disse que a empresa está confiante em operar no mercado do Panamá, um dos poucos da América Central em que a companhia não está presente, após um leilão de frequência de telefonia celular previsto para o ano que vem.

"Hoje estamos olhando francamente para várias outras partes do mundo", disse García-Moreno. "Mas realmente não temos visto nada que seja percebido como particularmente atrativo."

"Estaríamos interessados em fazer algo, mas não temos pressa", disse o executivo, acrescentando que a América Móvil, de propriedade do bilionário mexicano Carlos Slim e que no Brasil controla a Claro, é uma empresa "financeiramente disciplinada".

A América Móvil, que tem 143 milhões de assinantes de telefonia celular em toda a América Latina, participou neste ano de uma fracassada tentativa de adquirir a controladora da Telecom Italia . A empresa italiana tem no Brasil um de seus principais mercados.

fonte: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRN0455008520071204
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-12 14:42
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Claro começa operação comercial em Londrina e cria campanha exclusiva para a cidade



A Claro - operadora do grupo América Móvil, um dos cinco maiores de telefonia móvel do mundo – começa essa semana sua operação de vendas nas cidades de Londrina e Tamarana, no Paraná, com 33 pontos de venda no varejo e sete agentes autorizados.

Para marcar o início das operações, a Heads, agência da Claro no Paraná, desenvolveu uma campanha de mídia exclusiva para a cidade de Londrina e que está sendo veiculada nos principais de veículos de mídia da cidade: jornal, rádio e outdoor. Com a assinatura "Londrina. A Claro tem orgulho de fazer parte desta cidade", a campanha reforça o quanto a operadora aposta na cidade. A Claro adquiriu licença para atuar em Londrina e Tamarana, em setembro através do leilão da pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Claro continua ampliando sua presença no Paraná. De acordo com os dados de outubro divulgados pela Anatel, a operadora avançou 0,13 ponto percentual em relação ao mês anterior e fechou outubro 16,1% do mercado paranaense.

Sobre a Claro

A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil. Fundada em setembro de 2003, atua nacionalmente em 21 Estados e no Distrito Federal, está presente em mais de 2.300 cidades e atende a mais de 28 milhões de clientes. Em novembro deste ano, a Claro iniciou suas operações com os serviços de terceira geração (3G) para cerca de 33 milhões de pessoas em 37 cidades do país. Clientes do Distrito Federal e regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Porto Alegre já contam com banda larga móvel e videochamada, entre outros serviços. A rede 3G também está disponível em dez municípios de São Paulo e três do Rio de Janeiro.

A Claro é líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM. A operadora mantém acordos de roaming em mais de 150 países para serviços de voz e em mais de 100 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, estas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 143 milhões de clientes e atuação direta em 17 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em empresas de outros oito países da América Latina.

Mais informações sobre a Claro: www.claro.com.br

fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_notas.php?id=16345
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-12 14:52
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
HP HW6945

Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-14 01:52
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Ericsson anuncia que vai implantar rede 3G da TIM no estado de São Paulo

SÃO PAULO - A Ericsson anunciou hoje ter fechado acordo com a operadora de telefonia móvel TIM para implantar em São Paulo sua rede de transmissão de terceira geração (3G, com transmissão mais veloz e maior oferta de serviços). De acordo com a companhia sueca, o acordo vale para a implantação em todo o estado e em outra região do país, que não foi identificada.

Seremos os fornecedores de 3G para a TIM, confirmou o vice-presidente Comercial e de Marketing da Ericsson, Lourenço Coelho. Forneceremos em todo o estado de São Paulo e teremos alguma coisa mais em outros lugares, disse. Questionado sobre onde seriam esses outros lugares, afirmou apenas que é outra região do país, sem dizer qual.

O executivo, porém, descartou que a empresa tenha algum trabalho em andamento para a implantação de rede 3G da TIM em Minas Gerais ou no Rio de Janeiro.

Segundo ele, apenas neste ano, a Ericsson investiu R$ 10 milhões no mercado de 3G brasileiro, sendo que tem 80% de participação no segmento de redes GSM no país, o mesmo utilizado pela tecnologia 3G, como afirmou o presidente da empresa no país, Johan Wibergh. A empresa já tinha firmado contratos de 3G com a Telemig Celular e Claro.

Coelho ainda afirma que a Ericsson produziu mil rádio-bases de transmissão (ERB) 3G no Brasil neste ano. Para 2008, a meta são 5 mil unidades. De acordo com ele, porém, a introdução da tecnologia 3G, embora seja uma grande oportunidade para a empresa, não significa o fim da 2G. O que vemos hoje prova que a 2G não vai acabar tão cedo, afirma.

Em 2007, a empresa produziu 5 mil ERBs GSM e, para o ano que vem, prevê produção de 10 mil unidades de aparelhos desse tipo. Além disso, antecipa que o volume produzido de equipamentos para PABX para o mercado corporativo subirá dos 100 mil deste ano para 1 milhão em 2008.

Segundo o presidente da empresa no país, as perspectivas para o ano que vem são bastante promissoras e, por isso, a expectativa é de crescimento de dois dígitos em relação a 2007. A Ericsson afirma que, neste ano, seu resultado deve ficar próximo do obtido em 2006, quando obteve receita líquida de 5,7 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 1,5 bilhão) com a operação brasileira.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/12/13/327586934.asp
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-14 01:56
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Vivo rebate críticas da Telefônica sobre preço das tarifas

O presidente da Vivo, Roberto Lima, respondeu nesta quinta-feira (13/12) as críticas feitas ontem pelo diretor geral da Telefônica, Stael Prata Filho, em relaçao às tarifas de interconexão pagas pelas fixas às celulares. A Telefônica controla 50% da Vivo, em uma sociedade com a Portugal Telecom.

Lima, em encontro com a imprensa, disse que respeitava as opiniões diferentes, mas afirmou que "é só olhar a última linha do balanço de uma operadora móvel e de uma fixa para saber onde está o desequilíbrio".

Ele se referia ao fato de que todas as operadoras de celular do País ainda operam no vermelho, enquanto as fixas já estao no lucro há bastante tempo.


Stael Prata Filho afirmou ontem que, na medida em que o uso de celular foi se proliferando, as fixas passaram a pagar muito mais de interconexão e suas tarifas "ficaram baratas demais".

Para ele, "está na hora de rever o desequilíbrio", mas Lima, da Vivo, rebateu: "se vamos mexer em um pedaço do problema, temos que rever tudo". Ele ainda exemplificou: "se a interconexão vai cair, vamos acabar com o subsídio para ver o que acontece com o setor. Ele pára", afirmou Lima.


Na sua avaliação, "as operadoras móveis estão pagando o preço do desenvolvimento das telecomunicações". Em relação ao argumento de Prata Filho, de que a base de clientes de celular cresce "com o dinheiro das fixas", Lima afirmou que "o dinheiro é do cliente, que decidiu fazer aquela ligaçao".

fonte: http://computerworld.uol.com.[....]noticia.2007-12-13.1161817156/

-------------------------------------------------------------------------------------------

Vivo espera venda de mais de 4 milhões de celulares no Natal

O presidente da Vivo, Roberto Lima, afirmou hoje (13/12) estar bastante otimista com as vendas de celular neste final de ano. Depois do aquecimento visto a partir do segundo semestre - pela primeira vez o Dia dos Pais vendeu mais celulares que no Dia das Mães - ele espera um Natal com demanda ainda mais forte.

Em agosto, no Dia dos Pais, foram vendidos 2,41 milhões de celulares em todo o Brasil. O mês de outubro foi, depois de agosto e maio, o terceiro melhor mês do ano, com a venda de 1,93 milhão de celulares. Já no mês de dezembro, a expectativa de Lima é de que sejam vendidos 4,21 milhões de unidades.

O número esperado para o último mês do ano é cerca de 61% maior que as vendas de dezembro do ano passado, quando foram comercializados 2,58 milhões de unidades.

A expectativa de Lima é que o País alcance 120 milhões de celulares neste ano, ou uma linha móvel para cada 1,6 habitante. Em 1998, era um celular para cada sete habitantes, comparou.

O número de 120 milhões coloca o Brasil como quinto maior mercado mundial, atrás da China, Estados Unidos, Índia e Rússia.

fonte: http://computerworld.uol.com.[....]noticia.2007-12-13.0408962042/

-------------------------------------------------------------------------------------------

Vivo espera começar a gestão da Telemig Celular no 1º trimestre de 2008

A Vivo espera passar a gerir a Telemig Celular no primeiro trimestre de 2008. A companhia, no entanto, ainda não pagou aos controladores os valores acertados em agosto porque tem uma pendência a resolver: a venda foi feita em conjunto entre Telemig Celular e Amazônia Celular, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só aprovou a primeira delas.

O presidente da Vivo, Roberto Lima, afirmou hoje (13/12), em encontro com a imprensa, que espera que "no início do primeiro trimestre toda a parte regulatória esteja resolvida para assumir a gestão da empresa".

A agência reguladora não deu seu aval à compra da operadora da região Norte porque a Vivo já atua naquela região e não poderia ter duas licenças no mesmo local.

Segundo Lima, "a questão da marca vai ser discutida oportunamente". A Telemig, de acordo com Lima, tem uma marca forte, "mas a empresa vai passar a fazer parte de um grupo nacional".

Em relação à pendência da Amazônia Celular, a Vivo pediu um prazo de 18 meses para a Anatel para que possa sugerir uma forma de eliminar a sobreposição. A agência ainda não deu resposta à solicitação e o presidente da Vivo preferiu não adiantar qual seria a alternativa para resolver a pendência.

fonte: http://computerworld.uol.com.[....]noticia.2007-12-13.5095438579/ [addsig]
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-14 02:00
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Brasil Telecom GSM focará 3G em sua área de atuação

O presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, afirmou esta semana a jornalistas que a empresa pretende focar sua atuação na terceira geração na atual área atendida pela operadora móvel (nove estados nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal).

Para Ricardo K., a atual experiência do usuário de banda larga móvel é "traço". "O serviço ainda é muito ruim", disse. Ele acredita que a chegada do 3G irá melhorar essa percepção e ajudar na redução dos preços nos próximos anos. "Para mim, o Natal de 2008 será o Natal do 3G."

A Brasil Telecom estima que demorará de seis a oito meses para ter sua rede de terceira geração funcionando de fato, ou seja, para iniciar a oferta comercial em larga escala do serviço. Para a operadora, não compensaria entrar em São Paulo pois ela não conta com infra-estrutura na região e no Nordeste (as licenças para atuar no mercado paulista estão atreladas, por ordem da Anatel, à cobertura dos estados nordestinos). "O filé mignon veio com osso. Quem investir em São Paulo terá que investir no Norte, quem investir no interior paulista terá que investir no Nordeste. Fomos os grandes prejudicados", reclamou. "O importante é o País dividir o que é conteúdo do que é distribuição. E é muito importante que a distribuição seja reservada às teles. Precisamos encontrar um modelo de negócios que seja competitivo para todos."

fonte: http://www.decisionreport.com[....]s/start.htm?infoid=2064&sid=12 [addsig]
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-17 18:19
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Olhar Digital - Trend Makers - Entrevista com Marco Quatorze, diretor da área de serviços da Claro Brasil.

Confira as novidades e as tendências do mundo dos celulares.

Marco Quatorze responde pela área SVA da Claro. Uma das primeira perguntas é justamente essa: o que é SVA? Trata-se da área que mais cresce no mundo celular: serviços de valor agregado. Ou seja: tudo que está além da voz nos aparelhos celulares. E essa é a área que mais cresce no momento. Afinal, é cada vez mais comum enviar mensagens, e-mail, acessar a Internet, usar serviços de localização... Tudo isso está na diretoria de Marco Quatorze. E a Claro foi a primeira operadora a trazer o 3G para o Brasil. Portanto, confira a entrevista, ela está recheada de novidades que vão mudar seu dia-a-dia.

Vídeo da entrevista: http://olhardigital.uol.com.b[....]ntrevista.php?id_conteudo=4750
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-18 02:20
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
>Notícias<

Para quem vale a pena optar pelo 3G?

A tecnologia 3G que em breve estará disponível no Brasil foi adotada nos Estados Unidos há cerca de dois anos. E, mesmo se tratando de um grande mercado, apenas 12% dos assinantes norte-americanos usam o celular para navegar na internet. No Brasil, o crescimento deve ser ainda mais lento.

“Não é possível fazer previsões. Mas, baseado no que tem acontecido no resto do mundo, nos primeiros dois anos devemos atingir cerca de 10% dos assinantes do pós-pago, que no total são cerca de 23 milhões”, afirma Erasmo Rojas, diretor da associação 3G Americas, ligada a empresas do setor.

No início, as operadoras só terão celulares e planos 3G para clientes do pós-pago, o que exclui 85% dos usuários no Brasil. A Claro – única empresa que já tem o novo 3G em São Paulo– não informou quando lançará o serviço para o pré-pago. Segundo a operadora, leva tempo para desenvolver os mecanismos que calculam o consumo instantâneo de dados no celular.

Se a sua operadora não tem 3G, não se afobe. Ela deve começar a operar o sistema em breve. Mas, afinal, para quem vale a pena fazer a transição para o 3G, que implica em mudar de aparelho e plano?

SEM BANDA LARGA
Em primeiro lugar, estão as pessoas que costumam acessar a internet ou trocar conteúdo multimídia pelo celular ou querem fazer isso. Elas pagarão quase o mesmo preço ou até menos do que pagam atualmente pelo plano de dados e terão uma conexão bem mais veloz .

Se você mora em um bairro ou uma cidade que não é coberto pela banda larga comum, como o Speedy ou Vírtua, pode optar por comprar uma placa que, conectada ao desktop ou notebook, permite acessar a internet via rede de telefonia móvel. Essas placas já existem faz tempo, mas agora também serão 3G, ou seja, mais rápidas. A Vivo já tem uma placa 3G desde 2004, mas agora haverá concorrência.

Esse é o caso do paulistano Mário Eduardo, de 25 anos. Ele tinha o Speedy de 500 Kbps em sua casa, no bairro Capela do Socorro, mas após passar por uma série de problemas com a conexão, a Telefônica o obrigou a adotar um plano de 200 Kbps e com limite de tráfego, que estourou em uma semana.

O Vírtua e o Ajato não cobriam a sua região, então ele decidiu usar uma placa de modem da Vivo no seu PC para ter acesso à web. “Comparando com os outros serviços, é mais caro, mas foi a única opção. Dá para ver os vídeos no YouTube sem esperar para carregar, só que a conexão cai toda hora. Tive de instalar um programa para reduzir o problema”, conta.

Se você usa o celular só para fazer ligações ou no máximo enviar SMS (mensagens de texto), nem pense em aderir ao 3G, ao menos nesta fase inicial.

fonte: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12640

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leilão 3G - 1900/2100mhz no Brasil

Costa prevê ágio de 40% em leilão de celular 3G

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, previu hoje um ágio total de cerca de 40% para o leilão de licenças da terceira geração da telefonia celular (3G), previsto para amanhã. "A última informação que eu tive é de que já passam de R$ 4 bilhões", disse o ministro, sobre a expectativa de arrecadação com a venda de licenças.


Segundo ele, o governo estimava que todas as licenças fossem vendidas, mas que não haveria ágio. Os lances, portanto, ficariam restritos ao preço mínimo, que é de R$ 2,8 bilhões. "O governo achava que a arrecadação seria de R$ 2,8 bilhões e, de repente, a coisa explodiu", afirmou o ministro, ressaltando que o mercado brasileiro de telecomunicações no Brasil é muito atrativo.


Serão colocadas à venda 44 licenças, distribuídas em 11 áreas de atuação. Se inscreveram para participar do leilão oito empresas, entre elas as operadoras Vivo, TIM, Claro, Oi e Brasil Telecom. A expectativa do mercado é de que as licenças mais disputadas serão aquelas dos grandes centros urbanos, especialmente as licenças da Região Metropolitana de São Paulo e as do interior paulista.


A tecnologia da terceira geração amplia a capacidade do celular, permitindo às operadoras oferecerem serviços de banda larga. A conexão à internet em alta velocidade transforma o telefone móvel em uma espécie de computador portátil e possibilita ao cliente enviar e baixar arquivos mais pesados, como vídeos, fotos e músicas.


O leilão está marcado para as 10 horas de amanhã (terça-feira), na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

fonte: http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0146887.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguro para celular ainda é pouco explorado

RIO - As fotos daquele show incrível tiradas no fim de semana, os jogos e as músicas favoritas baixados para personalizar o aparelho, agendas lotadas de contatos que custarão a ser recuperados. Quando um furto, um roubo ou mesmo um acidente leva à perda de um telefone celular, o que efetivamente se perde representa muito mais do que o custo material do bem em si. Mas até que ponto vale a pena investir num seguro para o aparelho? Apesar do aumento da violência e da base crescente de assinantes de linhas de telefonia móvel - próxima a 120 milhões -, a oferta de seguros tem sido menos farta nos últimos anos - pelo menos quando a busca tem as operadoras como ponto de partida.

Dentre as concessionárias Oi, Tim, Vivo, Brasil Telecom e Claro, apenas a Vivo continua a oferecer o serviço de seguro contra roubo e furto qualificado (que deixa vestígios). A Claro e a TIM chegaram a se associar com seguradoras privadas no passado para atuar neste segmento, mas decidiram suspender o produto. Já a Oi e a Brasil Telecom argumentam que preferem focar seus negócios na prestação de serviços aos seus clientes, oferecendo, como todas as demais, serviços pagos de back up virtual e sincronização de agenda de contatos.

Como ocorre com os seguros para automóveis, mais populares entre os consumidores, cada seguradora define os termos da proteção que irá prestar, podendo inclusive determinar o ressarcimento do cliente em dinheiro. A apresentação da cópia da nota fiscal e de um boletim de ocorrência relatando a ocorrência costumam ser os pontos comuns entre as exigências destas empresas.

De acordo com Maria Inês Dolci, advogada especialista em Direitos do Consumidor, a mobilização de entidades como a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e os termos de ajuste de conduta elaborados pelo Ministério Público de Defesa do Consumidor, ao longo dos últimos anos, ajudaram a combater alguns abusos e tornar as regras dos contratos mais claras para a população, fazendo do seguro uma alternativa menos obscura.

- Antigamente o problema começava com o modo como o seguro, que é opcional, era vendido na loja, muitas vezes sem que o cliente percebesse, com os valores embutidos no preço do aparelho. Muitas cláusulas estavam mal definidas e diversas seguradoras não reconheciam o furto simples (quando o aparelho é subtraído do dono, sem deixar vestígio), a perda e o extravio, deixando o consumidor de mãos vazias. Hoje essas opções são cobertas por algumas apólices e as reclamações relativas a seguro diminuíram bastante, sendo suplantadas pelas queixas de demora nos consertos de aparelhos recém-comprados - explica Maria Inês Dolci.

Checar cláusulas do contrato evita frustrações

A advogada lembra que, após muitas reclamações, o seguro de garantia estendida (que amplia a cobertura fornecida pelo fabricante, cobrindo defeitos de funcionamento do aparelho) também mudou, e hoje é oferecido não pelo balconista da loja que realiza a venda do celular, mas pela figura de um corretor que trabalha no local. Segundo ele, seja qual for o seguro a ser adquirido, não solicitar a cópia do contrato ou deixar de lê-lo com atenção é pecado mortal para o consumidor.

- O celular é um bem insubstituível na vida moderna, mas é preciso que o interessado não se afobe e conheça detalhes como que situações o seguro cobre, por quanto tempo ele estará 'preso' a este contrato, qual o período de carência e quanto tempo após o sinistro ele terá a reposição de seu aparelho, se for este o caso. Como esse tempo costumava ser muito longo, os consumidores ficaram insatisfeitos e as operadoras foram se desinteressando em promover a oferta dos seguros. A diferença entre roubo e furto, por exemplo, deve ser explicitada no texto do contrato - defende Dolci.

Segundo ela, um seguro que cubra oxidação, por exemplo, pode ser interessante dependendo das condições a que a pessoa expõe seu aparelho, como a proximidade da maresia.

- Uma das maiores reclamações que a Pro Teste recebia era dos consumidores que não conseguiam obter o conserto de seus aparelhos porque os fabricantes associavam defeitos de performance à oxidação supostamente causada por mau uso do cliente. Ao existir um seguro que cobre este tipo de dano, prova-se que existe conserto para estes casos, que as assistências técnicas autorizadas é que não queriam resolver - explica a especialista.

É possível encontrar, no mercado, seguros contra oxidação ou quebra acidental, mas a modalidade mais tradicional de proteção é contra situações de roubos que são fruto de uma violência ou de ameaça (física ou por meio de arma de fogo) e desaparecimento do telefone de locais trancados com chave ou cadeado (como uma gaveta ou mesmo um apartamento), quando existe sinal claro arrombamento.

- No caso do seguro oferecido pela Vivo, o simples desaparecimento do celular em uma mesa de bar, por exemplo, não seria exemplo de um furto qualificado, pois entendemos que houve um desleixo do usuário. Cobrimos ocorrências qualificadas dentro e fora do país, dando ao usuário um aparelho novo, igual ou similar ao perdido. O cliente participa com uma franquia de 25% sobre o valor de seu aparelho e as tarifas mensais variam de R$4,99, para telefones que custam até 250 reais, e R$16,99 para os modelos mais caros, entre R$1.001 e R$2.500 - explica Paulo Rossi, diretor de Afinity da Mapfre Seguros, que atende os clientes da Vivo cujos aparelhos tenham até 2 anos de uso.

Segundo dados divulgados pela Mapfre, cerca de 300 mil clientes da Vivo são contratantes do seguro e a média de indenizações mensais é de 1.500 casos. A distribuição do serviço entre as faixas de preço de aparelhos é homogênea, com ligeira vantagem para os aparelhos mais baratos, que custaram entre R$250 e R$500, e são os mais segurados por seus donos.

Valor real do celular não pode ser estimado

Segundo o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg), Neival Rodrigues de Freitas, não há dados formais sobre quantas seguradoras estão trabalhando com serviços de proteção a aparelhos celulares, mas é certo que este seria um mercado bastante reduzido e com poucas opções para o consumidor.

- Aquilo que torna o celular praticamente um objeto de estimação de seu dono, as informações que o aparelho contém, não são atribuídas de um valor comercial que possa ser calculado, fator que é justamente o objeto de qualquer seguro. Como os preços de celulares estão barateando cada vez mais e a troca dos aparelhos é muito rápida em função do avanço da tecnologia, as próprias operadoras concentram sua receita nos serviços que oferecem. Além disso, a regulação do que é furto ou roubo qualificado é algo difícil, o que torna a operação sujeita a fraudes - pondera o diretor da Fenaseg.

fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/12/17/327639468.asp
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-18 16:15
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
>Confira os resultados atualizados do leilão 3G da Anatel: http://www.anatel.gov.br/Port[....]BA%20002/2007/SPV%20-%20ANATEL

18/12/07 - Leilão 3G: Vivo arremata freqüências 3G no RJ, ES, BA e SE

A Vivo arrematou nesta terça-feira o primeiro lote do leilão de freqüências de celular de terceira geração (3G). A operadora levou freqüências para os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe por R$ 310,3 milhões. Outros 35 lotes ainda irão a leilão em todo o país.

O preço mínimo para o lote era de R$ 163,6 milhões e a Vivo pagou ágio de 89,62%. O leilão durou cerca de uma hora e meia porque tanto a Vivo quanto a Nextel disputaram a freqüência.

A expectativa da Anatel é de que o ágio chegue a R$ 700 milhões, ou 25%. O preço mínimo de todas as freqüências soma R$ 2,8 bilhões. Segundo a agência, os investimentos na rede 3G será de R$ 4 bilhões nos próximos dois anos.

Cobertura

A Anatel estabeleceu que quem comprar freqüências 3G terá que garantir a cobertura inclusive em cidades pequenas. A estimativa da agência é de que existem 1.836 localidades sem o serviço. As empresas são obrigadas a cobrir todos os municípios menos de 30 mil habitantes até o início de 2010.

Além disso, a agência fez uma espécie de venda casada de freqüências, que no mercado ganhou o apelido de "filé com osso". Quem comprar faixas na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, terá obrigatoriamente que levar freqüências no Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima.

A operadora que vencer a disputa pelo interior de São Paulo terá que ficar com bandas no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O celular 3G permite maior velocidade na transmissão de fotos e vídeos, a comunicação por videoconferência, a utilização de banda larga móvel e o uso do aparelho como modem para a banda larga residencial.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u355910.shtml

[ This Message was edited by: claro on 2007-12-18 15:24 ]
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-18 17:38
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
Oi leva segundo lote da região I da 3G

A operadora Oi arrematou agora há pouco, por 467,9 milhões de reais, a subfaixa F de radiofreqüência da região I da terceira geração de telefonia celular. Com isso, a prestadora poderá oferecer srviços 3G nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. A Vivo já havia arrematado a faixa J da mesma região. O valor vencedor corresponde a ágio de 90% sobre o preço mínimo, de 245,5 milhões de reais.

A sessão de licitação prossegue no Auditório do Espaço Cultural Anatel, situado no Bloco C, Quadra 6, Setor de Autarquias Sul, em Brasília (DF). 36 lotes em 11 áreas de prestação são disputados por nove proponentes: Brasil Telecom, Claro, CTBC Celular, Nextel, Telemig Celular, Tim Celular, Tim Nordeste, Oi e Vivo.

Das faixas destinadas pela Anatel para os serviços móveis, nas freqüências de 1,9 e 2,1 GHz, quatro estão sendo licitadas por meio deste edital (F, G, I, J). A banda H deverá ser disponibilizada em um segundo momento. A reserva da banda H visa a permitir a entrada de novas operadoras no mercado ou de empresas menores que, eventualmente, não consigam comprar faixas neste primeiro leilão. Com essa licitação, o Brasil será dotado por uma grande rede de banda larga sem fio.

fonte: http://www.b2bmagazine.com.br[....]canais=20&id_noticia=21313&pg=
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-18 20:25
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
TIM arremata o terceiro lote de freqüências 3G com ágio de 222,6%

A TIM comprou nesta terça-feira o terceiro lote de freqüências de celular de terceira geração (3G). A operadora pagou R$ 528 milhões, o que representa um ágio de 222,6%. O preço mínimo para a faixa era de R$ 163,6 milhões.

A disputa durou mais de duas horas entre Nextel, Claro e TIM. A TIM arrematou o lote que inclui Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Vivo e Oi já compraram freqüências nesta mesma área. Como existem cinco grupos interessados nos quatro lotes da região, todos os três lotes leiloados até agora apresentaram ágio.

A Anatel já arrecadou cerca de R$ 733 milhões, valor superior à expectativa de ágio da agência para todo o leilão, que era de R$ 700 milhões. Outros 33 lotes ainda serão leiloados em todo o país. A estimativa é de que os investimentos na rede das operadoras cheguem a R$ 4 bilhões.

Com o leilão de freqüências 3G, as operadoras terão que levar a cobertura móvel a todos os municípios do país até 2010. A tecnologia 3G permite maior velocidade de transmissão de dados, acesso à internet banda larga pelo celular e uso do aparelho como modem para acesso à internet.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u356038.shtml
Claro
K850 Blue
Joined: Mar 05, 2007
Posts: 147
From: Brasil
PM
Posted: 2007-12-18 21:09
Reply with quoteEdit/Delete This PostPrint this post
TIM, Oi, Claro e Vivo arrematam licenças para celular 3G no RJ, ES, BA e SE

As operadoras de telefonia celular Claro, TIM, Oi e Vivo arremataram as quatro licenças leiloadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a área 1 de telefonia celular de terceira geração (3G), que engloba os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Sergipe.

Na primeira licença da área 1, arrematada pela Vivo, o lance vencedor foi de R$ 310 mihões, com ágio de 89,1%. No segundo lote da mesma área, o vencedor foi a Oi, que pagou R$ 467 milhões, com ágio de 90,5%. O terceiro lote, arrematado pela TIM, teve ágio de 222% e preço de R$ 528 milhões. No último lote, que foi arrematado pela Claro após acirrada disputa com a Nextel, o preço pago foi de R$ 612 milhões, com ágio de 273% - maior ágio da área 1.

Ao todo, serão leiloados 36 lotes de frequência pela Anatel, sendo 11 áreas de prestação de serviços, com quatro bandas em cada, ao preço mínimo de R$ 2,8 bilhões. A expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações é que, com estes leilões, o Brasil seja dotado de "grande rede" de banda larga.

"Ágio elevado"

Devido ao alto ágio pago pelas empresas nas licenças da área 1, o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, disse acreditar que o ágio médio, sobre o preço mínimo total de R$ 2,8 bilhões, seja de 100%.

Com isso, o governo federal arrecadaria R$ 5,6 bilhões com o leilão de licenças para celular 3G. A expectativa inicial da Anatel era de que o ágio atingisse 25%, ou seja, R$ 700 milhões e, com isso, o leilão arrecadasse, ao todo, R$ 3,5 bilhões.

Os recursos do pagamento, que podem ser feitos à vista ou parcelados, começam a ingressar em janeiro do próximo ano.

"Divisão das áreas"

A Anatel avalia que um dos destaques do edital foi a junção de áreas de prestação de elevado interesse com áreas menos atrativas.

As prestadoras que obtiverem, por exemplo, licença operarem na região metropolitana de São Paulo, área de grande interesse, deverão adquirir também lotes que englobam a região amazônica (Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima).

Quem ficou com o Rio de Janeiro, por sua vez, terá de operar também no Sergipe e na Bahia.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/[....]ELULAR+G+NO+RJ+ES+BA+E+SE.html
Access the forum with a mobile phone via esato.mobi
Previous  123 ... 121314 ... 232425  Next
Goto page:
Lock this Topic Move this Topic Delete this Topic